quinta-feira, 14 de maio de 2009

15 de maio: DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

A ORIGEM DO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

Histórico do Curso

**O curso de Serviço Social foi reconhecido como de nível superior através do Decreto nº 40.066 de 04 de outubro de 1956. A Escola de Serviço Social, agregou-se à Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1958 e federalizou-se através do Decreto Lei nº 997 de 21 de outubro de 1969.

**Primeira Unidade de nível superior no Estado, a antiga Escola de Serviço Social foi transformada em Departamento de Serviço Social e Curso de Serviço Social em conseqüência da implantação da Reforma Universitária, conforme Resolução 02/74 CONSUNI de 04 de fevereiro de 1974.

**A profissão de Assistente Social é disciplinada pela Lei 8662 de 07/06/93.

**O mês de maio traz data muito especial para os Assistentes Sociais: o dia 15, quando se comemora o seu dia 15, quando se comemora o seu dia e marca a profissão desde o seu nascimento. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias. Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial. Atônitos frente à complexidade dos problemas existentes e teoricamente fragilizados em conseqüência de sua formação ainda bastante precária, aqueles profissionais assumiam o documento e os ensinamentos ali contidos, como base fundamental de seu trabalho. E desse modo se aproximavam cada vez mais da Igreja Católica européia que. por sua vez, assumia progressivamente a sua liderança sobre o enfoque das práticas sociais daqueles profissionais.
**No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragésimo Ano" redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. E, desse modo, gestada no seio da prática da "Ação Social Católica", ou simplesmente "Ação Católica" - no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua "Doutrina Social".

**Mas, o fato de sabermos que o dia "15 de maio" é uma homenagem à publicação da "Rerum Novarum" - documento que embalou a profissão em berço e lhe sustentou a vida - não esgota o assunto em pauta. Quem determinou que assim o fosse? É uma data comemorada apenas por assistentes sociais brasileiros? Estas são algumas perguntas que na literatura encontrada, bem como nos contatos estabelecidos na fase preparatória desse artigo, não responderam a estas indagações. Cabe, portanto, aos assistentes sociais interessados na história profissional, se embrenhem pelos caminhos da pesquisa em busca dessas respostas e de outras relativas ao tema. Cabe a nós, assistentes sociais, conhecer o passado e construir a memória da nossa profissão.

Ser Assistente Social é ser um eterno pesquisador.Ele pesquisa,observa e analisa a estrutura da sociedade,sua historia e seus diversos aspectos para auxiliar a melhoria de vida de cada individuo e do coletivo. É ter parceria, saber acolher, julgar, analisar de forma crítica e com ética.
Encontro e palestra de Assistentes Sociais. Estudar com Prazer. Na foto eu (Monique), Francilane (Lili), Valéria Faustino (Diretora do Polo Institucional da EADCON - RJ ) e Adriana Verdan.


Hora de fotografar: em sentido horário: Adriana Verdan, Benedita da Silva, Monique Eccard e Francilane Ribeiro.


Serviço Social.....orgulho em ser futuras Assistentes Sociais: na foto (Rosana, Josiane, Monique e Adriana )..


Amigo oculto e comemoração de mais um ano findado: 2008.



E para finalizar deixamos com carinho esta foto em homenagem para nossa tutora: Tânia Maria Figueredo Tostes Pereira. **************************************************************************************
SERVIÇO SOCIAL: UMA ESCOLHA DE VIDA.

O Serviço Social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões da "questão social". Tem contribuições da Sociologia, Psicologia, Economia, Ciência Política, Filosofia, Antropologia.

O assistente social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.

Parabéns Asistentes Sociais.. Uma profissão ímpar, na busca de reconhecimento e respeito dos direitos Humanos.

Fonte de Pesquisa:
Wikipédia


2 comentários:

sandra valeriote disse...

Na oportunidade deixo meus sinceros PARABÉNS a tal bela profissão.
Que Deus esteja sempre abençoando o caminho de vocês para que a batalha contínua seja sempre exemplarmente justificável.

Parabéns, especial, a você Monique, por estar além do básico.
Tenho certeza que ao findar o curso estará assim formada uma profissional maravilhosamente capacitada.

Grande abraço desta sua amiga/irmã
Sandra Valeriote

Anônimo disse...

Bom dia, meninas.

Parabéns pelo "nosso" dia. Que possamos concluir o curso com a responsabilidade profissional que será exigida de nós.


Um abraço a todas.
Eliana