quarta-feira, 27 de maio de 2009
terça-feira, 26 de maio de 2009
O que é "AUTISMO"??
**Autismo é uma desordem comportamental causada por mudanças súbitas em certas áreas do cérebro. Atualmente (2008), 1 em cada 150 crianças é diagnosticada com autismo nos Estados Unidos e o número é crescente. As causas biológicas exatas do autismo e das desordens do espectro autista são desconhecidas e são um grande desafio para a sociedade. Embora não haja uma má formação cerebral, estudos recentes têm observado mudanças bruscas em algumas áreas do cérebro de pacientes autistas, incluindo um aumento moderado, que parece acontecer durante o desenvolvimento do cérebro fetal ou na 1ª infância. Fatores genéticos, ou a exposição do cérebro em desenvolvimento a alguma toxina ambiental ou infecção, pode ser a causa dessas anormalidades. O impacto cerebral pode piorar durante a vida, enquanto o indivíduo é continuamente exposto a tais fatores ambientais, ou dentre aqueles com incapacidade de quebrar e se livrar dessas toxinas.
**No cérebro normal, essas áreas coletivamente conhecidas como o sistema límbico, estão envolvidas em atividades complexas como encontrar significado nas experiências sensoriais e perceptivas, no comportamento social, na emoção e na memória. O sistema límbico também está envolvido no controle de complexos movimentos habituais como, aprender a se vestir e se lavar, ou participar de atividades coletivas. A estrutura límbica, está envolvida em diversos processos desde a criatividade artística, ao aprendizado de uma habilidade, reconhecimento de estruturas faciais, a ligação emocional, a agressão e ao vício. Então, anormalidades nessa área cerebral, cortam ou proporcionam impressões destorcidas da realidade, levando a inabilidade de efetivamente se relacionar com o mundo a sua volta, provocando um isolamento social.
**Pessoas com autismo podem ficar presas a um mundo de comportamentos ritualísticos. Com variável incapacidade de interagir com as pessoas a sua volta. Uma pequena parcela mostra uma notável habilidade para executar algumas tarefas como tocar piano, executar cálculos matemáticos complexos, enquanto ao mesmo tempo não conseguem se alimentar sozinhos ou se vestir.
**Os aspectos biológicos e comportamentais do autismo, remetem a desordens como a esquizofrenia, epilepsia e outras tantas raras condições neurológicas pediátricas.
**Desordens da química cerebral, particularmente envolvendo os neurotransmissores dopamina e serotonina, que protagonizam um papel importante no movimento e funcionamento do sistema límbico, têm sido apontadas. Ligações entre anomalias genéticas responsáveis pelo desenvolvimento do cérebro estão sob investigação. Descobertas recentes sugerem anomalias no sistema digestivo, e estudos mostraram que os sintomas de alguns pacientes são agravados por determinados fatores dietéticos que resultam possivelmente das alterações de populações bacterianas no sistema digestivo.
**Há ligações entre várias desordens inflamatórias, tais como artrite reumatóide e recentes evidências de processos inflamatórios em curso no cérebro. Isto sugere que as alterações no sistema imunitário ou em alguns fatores ambientais possam contribuir para o autismo também. Parece que estes compostos biológicos, estão alterando diretamente ou indiretamente a função do cérebro em níveis variados. Entretanto, uma hipótese unificadora para esta desordem devastadora que considera todas estas observações, ainda não foi encontrada. O autismo é claramente uma desordem do comportamento. Conseqüentemente uma análise detalhada desta desordem comportamental complexa, na condição humana e em modelos de experimentos animais é absolutamente essencial.
**Um número de compostos metabólicos resultados da digestão alimentar e também os compostos inflamatórios liberados pelo organismo , as citoquinas, são conhecidos por ter efeitos profundos no desenvolvimento do cérebro, na função de sistema límbico e finalmente no comportamento.
**Nem todo autista é igual, existem autistas mais sociais que outros, outros são mais intelectuais, e assim por diante. Por isso dá-se o nome de Espectro Autista a estas diferentes manifestações do autismo: o autismo tem vários níveis, desde os mais graves (o autismo típico em que as pessoas geralmente pensam) até os casos mais sutis. Muitos autistas não são muito diferentes de pessoas tidas como "normais": possuem hábitos consolidados, reagem com dificuldade a situações que os desagradam, possuem manias e preferências.
**As características mais comuns do autismo são:
- Dificuldade na interação social (como todo e qualquer indivíduo, por exemplo);
- Dificuldade acentuada no uso de comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, gestos);
- Sociabilidade seletiva;
- Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades:
- Preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados (movimento circular, por exemplo);
- Assumir de forma inflexível rotinas ou rituais (ter "manias" ou focalizar-se em um único assunto de interesse, por exemplo);
- Maneirismos motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos, por exemplo);
- Preocupação insistente com partes de objetos, em vez do todo (fixação na roda de um carrinho ou na boca de alguém que fala, por exemplo);
- Seguir uma vida rotineira e resistir mais do que uma pessoa comum resistiria quando ela é mudada;
- Tendência a uma leitura concreta e imediatista do contexto, seja ele linguístico ou ambiental ("levar tudo ao pé da letra").
**O diagnóstico do autismo é feito clinicamente, mas pode ser necessário a realização de exames auditivos com a finalidade de um diagnóstico diferencial.
**Outros exames devem ser considerados não para diagnóstico, mas com a finalidade de se realizar um bom tratamento. São eles: Ácidos Organicos, Alergias alimentares, Metais no cabelo, Perfil ION, Imunodeficiencias entre outros.
**Até o momento, os pesquisadores ainda não identificaram claramente os fatores causais do autismo. No entanto, terapeutas e pais de pessoas com autismo têm experimentado diversas formas de ajudar as pessoas com autismo. Muitas abordagens de tratamento têm sido desenvolvidas – cada uma com diferentes filosofias e metodologias. Hoje o que sabemos é que o autismo é tratavel, curas e grandes melhoras já são relatadas por todo o mundo.
**Devido ao fato de o autismo não ser uma doença exclusivamente mental, e sim um problema organico que afeta vários sistemas o tratamento deve ser muito cauteloso, além de abrangente.
**Destacando o Tratamento biológico e a abordagem Son-Rise.
**O Tratamento biologico é baseado na normalização das funções bioquimicas do organismo, além do aumento da imunidade e eliminação de possiveis metais pesados presentes no organismo (destacando alumínio, chumbo e mercúrio).
**Son-Rise é uma forma de abordagem cognitiva, que leva a criança a um estado de alta conecção com o terapeuta, o que possibilita o desenvolvimento de habilidades sociais.
**Podemos destacar também as dietas sem glutem e caseina, suplementação de vitamina B6, e uso de camara hiperbárica.
E por ter um afilhado lindo, maravilhoso e autista fiz esta pesquisa, depois de uma longa conversa com minha amiga Sandra Valeriote, pois assim percebi a grande dádiva que Deus me deu de batizar e poder abençoar, mesmo que no pensamento este ser excepcionalmente apaixonante! TE AMO WELERSON, meu afilhado querido. E Dindinha estará sempre zelando, rezando e fazendo todo possível e impossível para que você seja dentre as pessoas "anormais que somos nós os humanos" o mais normal sempre!! Você é uma benção de DEUS!!!! Tenha certeza sempre disto. E mais certeza ainda do amor incondicional de seus pais, sua irmã, seus primos, amigos e eu "Monique Eccard" na condição de sua "prima e Dinda" nutrimos por VOCÊ.
sábado, 23 de maio de 2009
Oque é o ECA ??
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/90 que regulamentou o artigo 227 da Constituição Federal que atribui à criança e ao adolescente, prioridade absoluta no atendimento aos seus direitos como cidadãos brasileiros. A aprovação desta Lei representa um esforço coletivo dos mais diversos setores da sociedade organizada. Revela ainda um projeto de sociedade marcado pela igualdade de direitos e de condições que devem ser construídas, para assegurar acesso a esses direitos. É, portanto, um instrumento importante nas mãos do Estado Brasileiro (sociedade e poder público) para transformar a realidade da infância e juventude historicamente vítimas do abandono e da exploração econômica e social.
Veja aqui mais sobre o Estatuto:
Fonte de Pesquisa: Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
De acordo com Magno Malta, que preside a CPI contra a Pedofilia no Senado, um dado preocupante é a grande movimentação de dinheiro nas várias formas de atuação. "Enquanto o mercado do narcotráfico movimenta pelo mundo cerca de R$ 52 bilhões, os crimes de abuso sexual giram em torno de R$ 105 bilhões", afirma.
Em recente viagem aos Estados Unidos, o senador se reuniu com a direção da Microsoft e da Google, e ambas reafirmaram o compromisso em criar ferramentas de combate a crimes ligados à abuso e exploração sexual infanto-juvenil na rede. "Diversas frentes de trabalho estão abertas e em andamento, como a investigação das denúncias de redes de aliciadores nos estados e a elaboração de novas leis para reprimir a ação dos criminosos, além da análise do material colhido nos sites suspeitos de conteúdo ilegal", garantiu.
Para saber mais acesse o site: prómenino
e Faça sua busca em: notícias
É alarmante a violência generalizada que afeta principalmente as crianças e adolescentes. O momento agora é de buscar caminhos que levem o ECA se aperfeiçoar, mais e mais, penalizando os agressores e punindo severamente a sociedade que apoia, que violenta os direitos das crianças e adolescentes , banalizando os casos de violência. Saúde e Sucesso Sempre!! Monique Eccard
terça-feira, 19 de maio de 2009
Curso EAD: Violência contra Idoso
Curso de Extensão em Violência Contra o Idoso
Data : 22/06/09 a 21/08/09 .
Local: Universidade do Vale do Itajaí - EAD
Contato: Maria Taís de Melo
Clique aqui para enviar um e-mail
Fone: (48) 3279 - 9573
Para mais informações acesse aqui
INSCRIÇÃO NO EVENTO
INSCRIÇÃO ON-LINE - Clique Aqui
Para outros cursos em outras áreas acesse site: UNIVALI
Espero poder te encontrar em um curso deste, pois eu estou fazendo o segundo e particularmente adorando.
Por isto indico e divulgo……….CURSOS A DISTÂNCIA.
Saúde e Sucesso Sempre!!
Monique Eccard
segunda-feira, 18 de maio de 2009
18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Mas é a pesquisa sobre o perfil da criança explorada e de seus exploradores que promete revelar a rede que envolve a cadeia do turismo de Fortaleza. Com 402 páginas, o levantamento identificou, de janeiro a agosto de 2008, a faixa etária desses jovens, os motivos que os levaram a aceitar a exploração sexual, seu relacionamento com a família e com os “clientes”, o nível de escolaridade dessas crianças e adolescentes, dentre outros dados relevantes. O levantamento também ouviu diversos segmentos do trade turístico de Fortaleza, buscando saber qual a percepção desses atores sobre os responsáveis por esta realidade de exploração sexual no Turismo.
A pesquisa, realizada pela Setfor, revelou que tanto as crianças e adolescentes sujeitos à exploração sexual, como os diversos segmentos da cadeia produtiva do Turismo, identificam os taxistas e os donos de hotéis como os principais intermediários entre os exploradores e suas vítimas (17,6%). Nos meios de hospedagem, 52,9% dos entrevistados apontam os motoristas de táxi como principal intermediário e influenciador da exploração sexual. Entre os guias de turismo, 35,1% também apontam a categoria, seguida pelos barraqueiros (10,6%) e ambulantes (9,6%).
Desconhecimento
Quando perguntado aos taxistas sobre a relação da categoria na exploração, 24,7% dos profissionais disseram que nunca são abordados por turistas com essa finalidade. Outros 15,5% afirmam que os clientes demonstram interesse, mas perguntam a outros segmentos da atividade turística; e apenas 9% desses taxistas admitiram receber solicitação de clientes sobre a prática de exploração sexual. Dos entrevistados, 59% afirmaram não fazer corrida com crianças e adolescentes que estão sofrendo exploração sexual. Mas só 1,2% dos taxistas disseram que denunciam o crime ao Disque 100.
Outro dado interessante é que 61,3% dos taxistas afirmaram desconhecer as formas de denúncia existentes para a prática da exploração sexual de crianças e adolescentes (apenas 38,7% conhecem). Já 66% dos ambulantes conhecem os meios de denunciar, no entanto não o fazem. Apenas 34% admitiram ignorar os mecanismos de denúncia. Dos ambulantes entrevistados, 37,7% apontam os taxistas como envolvidos nessa rede, seguidos de hotéis e barraqueiros (17,9%).
Contextualização
A pesquisa ainda dimensiona e contextualiza as causas da exploração sexual de crianças e adolescentes implicados indiretamente com a atividade turística de Fortaleza. O objetivo é, com estes dados, permitir que os órgãos municipais que desenvolvem ações de prevenção à exploração sexual de nossos jovens, possam executar e/ou apoiar políticas públicas de enfrentamento a esse fenômeno.
Universo
A pesquisa foi realizada junto a jovens, com idades até 12 anos incompletos (crianças) e de 12 anos completos até 18 anos incompletos (adolescentes), que freqüentam os principais corredores turísticos de Fortaleza. Além desses corredores, entraram na pesquisa os bairros da Serrinha e Lagamar (que aparecem em outras pesquisas sobre exploração sexual de crianças e adolescentes). O motivo é que estes dois bairros estão próximos às áreas por onde o turista transita vindo ou indo do aeroporto à orla da cidade, onde está concentrada a rede hoteleira.
Foram entrevistados desde os ambulantes, guias de turismo, donos de bares e restaurantes nos corredores turísticos, donos e funcionários de boates, rede hoteleira, mototaxistas e os taxistas que atuam nessas regiões.
2ª Pesquisa
A segunda pesquisa é um diagnóstico das famílias dos 360 jovens que participaram do Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional, do Ministério do Turismo/Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), em parceria com a Setfor e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Nesse diagnóstico foi identificado o perfil sócio-econômico-cultural das famílias dos jovens participantes, visando pautar políticas públicas de inclusão social. Esta pesquisa será apresentado logo após a da Exploração Sexual Infanto-Juvenil no Turismo de Fortaleza.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
15 de maio: DIA DO ASSISTENTE SOCIAL
A ORIGEM DO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL
Histórico do Curso
**O curso de Serviço Social foi reconhecido como de nível superior através do Decreto nº 40.066 de 04 de outubro de 1956. A Escola de Serviço Social, agregou-se à Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1958 e federalizou-se através do Decreto Lei nº 997 de 21 de outubro de 1969.
**Primeira Unidade de nível superior no Estado, a antiga Escola de Serviço Social foi transformada em Departamento de Serviço Social e Curso de Serviço Social em conseqüência da implantação da Reforma Universitária, conforme Resolução 02/74 CONSUNI de 04 de fevereiro de 1974.
**A profissão de Assistente Social é disciplinada pela Lei 8662 de 07/06/93.**O mês de maio traz data muito especial para os Assistentes Sociais: o dia 15, quando se comemora o seu dia 15, quando se comemora o seu dia e marca a profissão desde o seu nascimento. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias. Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial. Atônitos frente à complexidade dos problemas existentes e teoricamente fragilizados em conseqüência de sua formação ainda bastante precária, aqueles profissionais assumiam o documento e os ensinamentos ali contidos, como base fundamental de seu trabalho. E desse modo se aproximavam cada vez mais da Igreja Católica européia que. por sua vez, assumia progressivamente a sua liderança sobre o enfoque das práticas sociais daqueles profissionais.
**No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragésimo Ano" redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. E, desse modo, gestada no seio da prática da "Ação Social Católica", ou simplesmente "Ação Católica" - no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua "Doutrina Social".
**Mas, o fato de sabermos que o dia "15 de maio" é uma homenagem à publicação da "Rerum Novarum" - documento que embalou a profissão em berço e lhe sustentou a vida - não esgota o assunto em pauta. Quem determinou que assim o fosse? É uma data comemorada apenas por assistentes sociais brasileiros? Estas são algumas perguntas que na literatura encontrada, bem como nos contatos estabelecidos na fase preparatória desse artigo, não responderam a estas indagações. Cabe, portanto, aos assistentes sociais interessados na história profissional, se embrenhem pelos caminhos da pesquisa em busca dessas respostas e de outras relativas ao tema. Cabe a nós, assistentes sociais, conhecer o passado e construir a memória da nossa profissão.
Ser Assistente Social é ser um eterno pesquisador.Ele pesquisa,observa e analisa a estrutura da sociedade,sua historia e seus diversos aspectos para auxiliar a melhoria de vida de cada individuo e do coletivo. É ter parceria, saber acolher, julgar, analisar de forma crítica e com ética.
SERVIÇO SOCIAL: UMA ESCOLHA DE VIDA.
O Serviço Social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões da "questão social". Tem contribuições da Sociologia, Psicologia, Economia, Ciência Política, Filosofia, Antropologia.
O assistente social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.
Parabéns Asistentes Sociais.. Uma profissão ímpar, na busca de reconhecimento e respeito dos direitos Humanos.
Wikipédia
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Concurso SESC de Literatura 2009
Boa sorte!!
O PRÊMIO:
Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do Prêmio SESC de Literatura. Lançado pelo SESC em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além da divulgação das obras, o Prêmio SESC também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do SESC e SENAC em todo o país. Mais do que oferecer uma oportunidade a novos escritores, o Prêmio SESC de Literatura cumpre um importante papel na área de cultura, proporcionando uma renovação no panorama editorial brasileiro.
PARTICIPE:
Aos autores iniciantes, que ainda não tiveram chance de mostrar ao público suas idéias e sua criação, este é o caminho. As inscrições para o Prêmio SESC de Literatura são gratuitas e aceitas em todo o Brasil. Basta procurar a unidade mais próxima do SESC na sua cidade. Cada concorrente pode participar com uma obra, nas categorias conto e romance. O vencedor terá seu livro publicado e distribuído pela editora Record. Participe! Esta pode ser a chance de sua obra chegar às principais livrarias do país. Confira as regras aqui:
Educação a Distância - EAD
Transferências canceladas
Imbróglio - Justiça Federal cancela efeitos de TAC entre MEC e Unitins
Ação foi ajuizada pela Educon:
A Justiça Federal da Seção Judiciária do Tocantins concedeu liminar suspendendo os efeitos do termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre o MPF, MEC e UNITINS prevendo a transferência dos alunos para outras instituições. A ação foi ajuizada pela EDUCON.
O juiz da 1ª Vara Federal, Adelmar Aires Pimenta da Silva, considerou que a questão não pode ser resolvida por meio de termo de ajustamento de conduta porque somente teria validade com a anuência da EDUCON, principal interessada na questão. Considerou-se, também, que o secretario de Ensino a Distância não poderia assinar o TAC porque cabe à Advocacia-Geral da União a representação judicial da União.
Na decisão, o juiz ressalta que deve ser registrada, "sem meias palavras, a escandalosa omissão do Ministério da Educação que, somente depois de quase 10 anos, resolveu tomar alguma providência para resolver supostas irregularidades na parceria firmada entre a UNITINS e a EDUCON". O juiz continua, alegando que "não é crível que essa parceria fosse desconhecida do Ministério da Educação, considerada as fiscalizações rotineiras e o caráter público e notório do ensino à distância ofertado pela UNITINS e EDUCON".
Cabe recurso perante o TRF da 1ª Região. (Veja a íntegra da decisão)
Com muito orgulho que repasso estas informações cedidas por: Valéria Faustino Diretora Pólo Institucional Eadcon RJ, e divulgado a nós pela tutora Tânia Maria Figueredo Tostes Pereira da Eadcon de Miracema - RJ, ao qual faço parte.Devido a muitas informações desencontradas deixo aqui esclarecimentos dos fatos ocorridos.
Boa leitura.
Saúde e Sucesso Sempre!!
sábado, 9 de maio de 2009
A origem do Dia das Mães
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Fonte de Pesquisa: Dia das Mães
segunda-feira, 4 de maio de 2009
ll ENCONTRO DE PARAPENTES MIRACEMA - RJ
Vídeo: II Encontro Pilotos Parapente - Miracema-RJ - Registros apresentados do dia 01/05/09 - Fotos, Vídeo e Criação: Sandra Valeriote
sexta-feira, 1 de maio de 2009
1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho
“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho